Rui Miguel Duarte Oliveira

Enfermeiro Especialista em Saúde comunitária

Curso Superior de Enfermagem (Bacharel) 1997/2000 e Licenciatura em Enfermagem 2001, na Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian de Lisboa. 

Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária 2008/2009, na Universidade Atlântica. 

Experiência Profissional: 
- Hospital de Santo António dos Capuchos. Serviço de Medicina 3-2. (01.08.2000 a 02.08.2001) 
- Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (de 01.09.2001 até ao presente). 
- Funções de Coordenação do Departamento de Podologia da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (desde Janeiro de 2007 até ao presente). 
- Planeamento e Funções de Coordenação do Projecto de Cuidados de Podologia ao Domicílio da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. 
- Funções de Coordenação do Projecto: Para Uma Vida Adulta Produtiva: Cuidar o Pé (iniciado no final de 2008): projecto de parceria com a ARS Évora para construção de palmilhas com uma nova tecnologia – construção feita por computador que se baseia na forma do pé e no estudo das pressões plantares).   
- Funções de Coordenação do Serviço de Cirurgia Ambulatória da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (desde Julho de 2008 até Junho de 2011).  
- Funções de Coordenação do Serviço de Esterilização da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (desde 2007 até ao presente). 
- Membro da Comissão de Prevenção e Controlo da Infecção da APDP desde 2009 até ao presente


Formador: 
- Curso de Pé Diabético (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal) 
- Curso de Prevenção e Controlo da Diabetes Para Enfermeiros (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal). 
- Curso Avançado de Diabetologia Clínica Para Médicos (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal). 
- Curso de Viabilidade Tecidular e Tratamento de Feridas (Associação Portuguesa Para Tratamento de Feridas). 
- Pós-graduação Em Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular (Escola de Enfermagem de Setúbal e Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo).
- Pós-graduação em Tratamento de Feridas e Regeneração Tecidular (Escola superior de Enfermagem de Viseu).

Prelector/Moderador em: 

- Vários Seminários de Educação Terapêutica, da responsabilidade da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. 
- Vários Congressos Nacionais de Diabetologia, organizados pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia e Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. 
- Vários Congressos de Educadores na Doença Crónica, organizados pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. 

Publicações 
- Colaboração nos Livros: Pé Diabético, Caminhando Para Um Futuro Melhor, Como Usar a Insulina, e Diabetes Tipo 2 Um Guia de Apoio e Orientação, da responsabilidade da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. 
- Publicação de vários artigos na área da diabetes e do pé diabético, em revistas científicas da área da Saúde. 
- Colaboração e Apresentação de vários estudos de investigação em congressos nacionais e internacionais na área do pé diabético e do tratamento de feridas. 

Outros dados relevantes 
Representação da Ordem dos Enfermeiros na Comissão Coordenadora do Programa Nacional da Diabetes Mellitus desde de 2003 até 2009.
Representação do Ministério da Saúde, fazendo parte da Delegação que participou na Conferência de Viena, promovida pela Presidência Austríaca da União Europeia – Prevention of Type 2 Diabetes, em 15 e 16 de Fevereiro de 2006. 
Colaboração na elaboração da Norma 005/2011 da DGS: Diagnóstico Sistemático do Pé Diabético e da Orientação 003/2011 da DGS: Organização de Cuidados, Prevenção e tratamento do Pé Diabético. 

Representação da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal na Comissão sectorial CS/09 do Instituto Português da Qualidade