Alerta
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 81
noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

A Diabetes tipo 2 afeta crianças cada vez mais jovens

A Diabetes tipo 2 afeta crianças cada vez mais jovens 

A obesidade e a falta de atividade física são dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. 

Se há 10 anos atrás a Diabetes tipo 2 era uma doença com aparecimento em fases mais avançadas da vida, atualmente existem cada vez mais casos de crianças e jovens com Diabetes tipo 2. 

A organização Mundial de Saúde considera a obesidade uma epidemia e um problema de saúde pública. 

No mundo, existem 155 milhões de crianças com obesidade ou excesso de peso, presume-se que até 2015, este valor duplique. Estas crianças viverão mais doentes e com menor qualidade de vida.

Estudos realizados em Portugal mostram que 90% das crianças portugueses consomem fast food ou refrigerantes, pelo menos, 4 vezes por semana; apenas 1% das crianças bebem água todos os dias e 57% das crianças que moram perto da escola deslocam-se de carro.

Este problema deve preocupar-nos a todos, a geração futura é cada vez menos ativa e isso irá refletir-se em cada vez menos saúde.

Incutir hábitos saudáveis de alimentação e promover a atividade física, através de caminhadas, atividades que envolvam gasto de energia e limitar as horas que as crianças passam a ver televisão ou no computador são formas de promover saúde nas nossas crianças.

Fonte: Relatório Anual da Diabetes 2011 

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo