noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

A má qualidade do sono pode aumentar o risco de desenvolver Diabetes Tipo 2

Privação de sono

A Diabetes tipo 2 está intimamente relacionada com os estilos de vida, a má alimentação, a falta de exercício físico, a obesidade e o tabagismo são fortes potenciadores do desenvolvimento da Diabetes tipo 2.

No entanto, não são apenas estes os fatores que aumentam o risco de desenvolver Diabetes Tipo 2, vários estudos descrevem que a má qualidade e a redução de horas de sono aumenta o risco de desenvolver esta patologia.

A redução do número de horas de sono aumenta a concentração de glicose no sangue, provocando uma diminuição da tolerância do organismo à glicose. 

Conjuntamente a capacidade da insulina para transportar a glicose também fica diminuída.

Durante o sono, o nosso organismo produz leptina, a hormona responsável pela redução do apetite. Assim uma redução significativa no número de horas de sono, reduz a produção desta hormona levando a aumentos de apetite e consequentemente de peso.

Sabe-se ainda que a privação de sono aumenta a atividade do sistema nervoso simpático. Este aumento faz com que a produção de insulina pelo pâncreas seja reduzida.

Assim fazer uma correta higiene do sono e dormir o número de horas adequado é uma arma de prevenção da Diabetes tipo 2, particularmente em indivíduos de maior risco.

Conheça outros fatores de risco que pode controlar!

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo