noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Diabetes Tipo 1 como um fator de risco para a disfunção sexual nas mulheres

Um estudo recente publicado na Obstetrics and Gynecology Journal refere que a Diabetes Tipo 1 está relacionada com a disfunção sexual nas mulheres.

Este estudo acompanhou 120 mulheres e teve como principais objetivos: examinar a prevalência de problemas do foro sexual em mulheres com Diabetes tipo I e estudar a influência de fatores relacionados com a Diabetes nos sintomas sexuais femininos.

Os resultados mostraram que mulheres diabéticas apresentaram mais queixas de disfunção sexual comparativamente com as mulheres não diabéticas. Verificou-se também que mulheres diabéticas com mais complicações apresentaram mais sintomas relativamente a diabéticas bem controladas, esses sintomas incluíam falta de desejo sexual, lubrificação reduzida e dispareunia, que é significa dor durante o ato sexual.

Foi ainda possível observar que as mulheres diabéticas sofriam mais de estados depressivos comparativamente às não diabéticas sendo este um dos principais motivos para a disfunção sexual e declínio do estado geral de saúde.

Os autores do estudo recomendam vigilância ginecológica neste sentido de modo a que a mulher com Diabetes Tipo 1 mantenha uma vida sexual saudável.

 

Fonte: Diabetes in Control publicado no Obstetrics and Gynecology Journal


Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo