noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Estudo conclui que meditação diária pode ser tão eficaz no alívio dos sintomas de depressão e ansiedade, como a utilização de antidepressivos mais comuns

Investigadores da Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore, nos Estados Unidos da América (EUA), analisaram 47 ensaios clínicos, decorridos em 2013, sobre depressão e ansiedade, e concluíram que 30 minutos de meditação diária podem ser tão ou mais eficazes no alívio de sintomas relacionados com depressão e ansiedade, como os medicamentos antidepressivos mais comuns.

O estudo, publicado na revista científica JAMA Internal Medicine, incluiu a análise de 47 ensaios clínicos, dos quais fizeram parte 3515 indivíduos. Foram estudadas as vertentes da meditação e condições de saúde física e mental como, depressão, diabetes, insónias, uso de drogas, dor crónica e cancro.

Ao que foi possível concluir, a meditação proporcionou um alívio dos sintomas de ansiedade e depressão tão eficaz como o tratamento com medicamentos antidepressivos mais comuns. No entanto ressalvam que a condição clínica destes indivíduos não foi considerada severa. Ainda assim estas conclusões são importantes ao nível da prevenção da depressão e ansiedade, associada ou não a doenças físicas.    

Fonte: Boas Notícias http://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Medita%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-t%C3%A3o-eficaz-como-antidepressivos-comuns_18339.html

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo