noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Estudo evidencia que a Diabetes tipo 1 e tipo 2 poderão ser causadas pelo mesmo mecanismo

Estudo evidencia que a Diabetes tipo 1 e tipo 2 poderão ser causadas pelo mesmo mecanismo

Num estudo publicado a 20 de Agosto de 2014, cientistas das Universidades de Manchester e Auckland (Estados Unidos) sugerem que a Diabetes tipo 1 e a tipo 2 poderão resultar de um mesmo mecanismo. O aparecimento da diabetes tipo 1 e 2 em idade juvenil poderá ser causada pela acumulação de aglomerados da hormona amilina. Estes dados sugerem que a progressão da diabetes tipo 1 e 2 poderá ser mais lenta ou mesmo revertida por medicamentos que diminuam a aglomeração da amilina no pâncreas.

O pâncreas produz insulina e amilina, que, normalmengte, trabalham em conjunto para regular a resposta do organismo aos alimentos. No entanto, alguma da amilina produzida pode ficar depositada ao redor das células do pâncreas, formando aglomerados tóxicos que impedem o funcionamento das células responsáveis pela produção de insulina, dando origem à diabetes.

O estudo vem evidenciar que na diabetes tipo 1 a fomação de aglomerados de amilina será muito maior e mais rápida que na diabetes tipo 2.

A equipa de investigadores espera poder começar os ensaios clínicos com possíveis medicamentos que diminuam a formação dos aglomerados dentro de dois anos.

Fonte: www.manchester.ac.uk

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo