noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Estudo genético na Diabetes

A Universidade Autónoma de Barcelona, que lidera há vários anos um grupo experimental nesta área publicou o resultado do estudo de injeções com vetores genéticos na cura da Diabetes em animais de grande porte.

A coordenadora do grupo – Fátima Bosh em entrevista à Science Daily refere que: “O estudo é a primeira demonstração da cura da diabetes a longo prazo, em animais de grande porte, através de terapia genética.”

O tratamento consistiu na injeção de dois vetores genéticos com dois objetivos principais: o primeiro de estimular a expressão de genes de insulina, que na diabetes existe em quantidades insuficientes; o segundo de estimular a produção de uma enzima que regula a captação de glicose (açúcar) no sangue. Ou seja, há uma atuação nos dois principais mecanismos da diabetes, quer tipo 1, quer tipo 2.

Os resultados foram encorajadores. Os animais foram seguidos durante 4 anos e não apresentaram sinais nem de hiperglicemia, nem de hipoglicemia, bem como desapareceram os sintomas mais frequentes da doença. Estes resultados verificaram-se quer em jejum, quer após a alimentação dos animais.

O passo seguinte deste grupo investigacional será implementar esta ação terapêutica em animais geneticamente mais semelhantes ao genótipo humano. 

 

Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=68051

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo