noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Insulina em doses terapêuticas pode ser protetora do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é o sistema que mais sofre com a Diabetes. Complicações circulatórias e cardíacas são muitas vezes responsáveis pela mortalidade e morbilidades dos diabéticos. A aterosclerose é a acumulação de gordura nas artérias dificultando a passagem do sangue e podendo levar à obstrução total à sua passagem causando enfartes, AVC e morte dos tecidos.

Embora os Diabéticos tipo 1 sejam insulinodependentes, são cada vez mais os diabéticos tipo 2 que também fazem insulina.

Um estudo datado de fevereiro de 2013 publicado na The American Jounal of Pathology demonstrou que doses normais de insulina podem permitir estabilizar as placas de aterosclerose. A experiência foi feita em culturas de tecidos humanos e foi possível observar que as doses terapêuticas de insulina estimularam a formação de novas fibras elásticas. Uma vez que um dos problemas da aterosclerose é o endurecimento da artéria, a criação de fibras elásticas permite estabilizar a placa e melhorar a circulação.

Estas conclusões são importantes para um melhor acompanhamento e controlo das complicações da diabetes, um tratamento otimizado e adequado pode melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.

Fonte: Revista Diabetes- Viver em Equilíbrio (nº 62- Segundo Trimeste de 2012) - Propriedade A.P.D.P.

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo