noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Investigador Português desenvolve gel para tratamento de feridas nos diabéticos

O investigador Lino Ferreira na Universidade de Coimbra e em parceria com a Crioestaminal com elementos do Centro de Neurociências e Biologia Celular no Biocant Park, patenteou um gel para auxiliar o tratamento de feridas crónicas nos diabéticos.

Sabe-se que este tipo de feridas afeta cerca de 150 mil diabéticos sendo que destes, cerca de 15% têm ulcerações que não cicatrizam o que leva a necessidade de amputações. 

Segundo o investigador este gel tem três componentes principais: células estaminais do sangue do cordão umbilical, células endoteliais, que são células dos vasos sanguíneos e gel biomimético que é produzido por componentes do sague.

Embora a principal utilização deste produto esteja prevista para os diabéticos, também será útil no tratamento de doenças isquémicas dos membros inferiores.

O gel irá agora ser testado em humanos através de ensaios clínicos. Embora ainda possa demorar entre dois e três anos até o produto ser comercializado será uma grande mais-valia para tratar uma das principais complicações da diabetes já que só em 2010 foram amputados 1622 diabéticos devido a feridas não cicatrizadas. 

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo