noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Investigadores da Universidade de Coimbra descobrem ligação entre Diabetes Tipo 2 e Doença de Alzheimer

Um estudo pioneiro realizado na Universidade de Coimbra sobre a orientação da Dra. Paula Moreira relata a relação de Diabetes Tipo 2 e Doença de Alzheimer.

Este estudo teve como ponto de partida estudos anteriores que referem que a diabetes tipo 2 aumenta o risco de certas demências.

A investigação reforça bastante a crença de que a Diabetes tipo 2 aumenta o risco da doença de Alzheimer: "as mitocôndrias (fábricas de energia do organismo) do cérebro destes animais apresentavam uma alteração drástica da sua função, provocando um défice energético e um aumento do stresse oxidativo", como referiu a coordenadora da investigação. Estes mecanismos estão envolvidos na doença de Alzheimer.

Além disso vários testes demonstraram grandes dificuldades cerebrais em processos de aprendizagem e memória cerebral, quando comprados com ratinhos não diabéticos. Verificou-se também um aumento da produção de uma proteína chamada beta amiloide que potência alguns processos envolvidos neste tipo de demência.

A vantagem deste estudo é o facto de abrir portas á prevenção da doença de Alzheimer prevenindo de forma eficaz um dos seus fatores de risco que é a Diabetes tipo 2.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada, fazer atividade física regularmente e beber, pelo menos, 1,5 litros de água diariamente são os pilares para prevenir a Diabetes e todas as doenças associadas a ela, como a doença de Alzheimer.

Este estudo será publicado na íntegra na edição do mês de Maio na Journal of Alzheimer Diseases.

Fonte: Boas Notícias 

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo