noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Latinos apresentam maior risco de desenvolver Diabetes tipo 2, comparativamente com brancos e negros

Diabetes tipo 2

A Diabetes Tipo 2 é responsável por várias complicações circulatórias, renais e oftálmicas.

Em Portugal o número de Diabéticos tipo 2 tem vindo a aumentar pelo que prevenir continua a ser a melhor arma contra a Diabetes tipo 2.

O instituto do coração Cedarssinai em Los Angles publicou um estudo feito com 100 indivíduos latinos, brancos e negros na casa dos 39 anos. Este estudo publicado na Diabetes Care diz que os latinos apresentam maior risco de desenvolver Diabetes tipo 2, comparativamente com indivíduos brancos ou negros.

Sabemos que a Diabetes tipo 2 se caracteriza por uma resistência à insulina acompanhada por um défice na sua produção. Segundo o estudo referido os latinos armazenam maior quantidade de gordura no pâncreas e produzem menos insulina comparativamente com outros indivíduos.

Os brancos e negros apresentaram maior capacidade de compensação por parte do pâncreas, isto é, nos casos de excesso de gordura acumulada, os brancos e negros foram mais capazes de aumentar a sua produção de insulina.

Estes dados são importantes pois sendo a raça um fator de risco a prevenção deverá ser feita de forma mais assertiva junto desta população. 

Fonte: DiárioDigital

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo