noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

MARATONA DA SAÚDE RTP

Maratona da Saúde RTP

MARATONA DA SAÚDE E RTP REALIZAM ESPETÁCULO SOLIDÁRIO DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS DEDICADO À DIABETES E CONTAM COM A PARCERIA DA APDP

O Espetáculo Solidário da Maratona da Saúde está de regresso aos ecrãs da RTP no próximo dia 27 de março, sexta-feira, numa emissão contínua de nove horas entre as 14:00 e as 20:00 e as 21:00 e as 24:00. Uma maratona televisiva que une a música e o humor à angariação de fundos para a investigação científica sobre a Diabetes, o tema desta segunda edição da Maratona da Saúde. Jorge Gabriel é o embaixador e vai apresentar este espetáculo solidário em conjunto com Catarina Furtado sob o mote “Juntos vamos vencer a Diabetes”.

Esta iniciativa permite, através do entretenimento, sensibilizar os portugueses para a doença da Diabetes, com testemunhos e histórias de vida não só de anónimos como também de figuras conhecidas do grande público.

Ao longo da emissão, os telespectadores poderão contribuir para esta causa através de chamadas para o número de valor acrescentado 760 20 60 90 (0,60 euros + IVA) , e para um número fixo cujas chamadas estarão a ser atendidas por um Call Center especialmente formado por caras voluntárias da RTP, da PT e cientistas portugueses.

Na primeira edição, dedicada ao tema Cancro, a maratona televisiva foi emitida durante nove horas em direto, na RTP1 e RTP internacional e permitiu angariar mais de 160 mil Euros para a causa da Maratona da Saúde, através de cerca de 230 mil chamadas telefónicas e o envolvimento de mais de 150 voluntários.

Para António Coutinho, Presidente da Maratona da Saúde, “A Maratona da Saúde quer acelerar a investigação científica possibilitando assim uma melhor prevenção, um melhor diagnóstico e melhores tratamentos para as principais doenças que ainda não têm cura definitiva, como é o caso da diabetes. Temos uma grande missão: mostrar aos portugueses que é possível, com os cientistas que temos, mudar as estatísticas em Portugal. Contamos com a participação da sociedade civil neste grande desafio”.

Investigação científica precisa-se. Mais de 1 milhão de portugueses com Diabetes

A Maratona da Saúde tem por objetivo alertar toda a população para a importância da investigação científica no combate e prevenção das principais doenças que ainda não têm cura definitiva.

Nesta segunda edição, o tema é a Diabetes, uma doença que afeta mais de 1 milhão de portugueses, sendo que outros 2 Milhões são pré-diabéticos. São números alarmantes que culminam no facto de Portugal ser o terceiro país da OCDE, num total de 33 países, com maior prevalência da doença.

 

Clique sobre a imagem para visualizar a brochura->

Sobre a Maratona da Saúde

Em cada edição anual, a Maratona da Saúde promove campanhas criativas de sensibilização na área da Saúde dirigidas ao público e empresas. A iniciativa culmina numa maratona televisiva de angariação de fundos que alia o entretenimento ao apoio à Ciência, com depoimentos de figuras públicas, testemunhos de casos de vida e participação de médicos e investigadores que sensibilizam para a 

importância da investigação na luta contra as doenças como o Cancro (Edição de 2014) e a Diabetes (Edição de 2015).

Para além do evento televisivo, realizam-se, ao longo do ano, um vasto conjunto de iniciativas junto de vários públicos, incluindo escolas e empresas, que visam a sensibilização para a prevenção da doença em destaque a cada edição e a importância da investigação científica sobre estas.

A Maratona da Saúde reúne na sua organização personalidades de vários quadrantes, nomeadamente das áreas da Ciência, Saúde e Política, como o António Coutinho, Luís Gardete, Sobrinho Simões, António Parreira, Maria de Belém Roseira, António Correia de Campos, entre outros.

Nesta edição, além da RTP, a Maratona da Saúde conta com parceiros como como a APDP (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal), a Fundação Portugal Telecom (PT), a PwC, a Caixa Geral de Depósitos, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Cev Fiscalidade, a Vieira de Almeida & Associados, , o Grupo Lift, a Novo Nordisk, a Roche Diabetes Care, entre outros, contando ainda com o apoio institucional do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Ciência.

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo