noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

O número de internamentos nos diabéticos está a aumentar

Internamentos na Diabetes

As complicações da Diabetes são a principal causa para os internamentos no Serviço Nacional de Saúde.

Segundo o Observatório Nacional da Diabetes, entre 2009 e 2011 o número de internamentos por complicações ou descompensações passou de 299 para 641 doentes. Embora o número de doentes com um internamento permaneça constante, tem aumentado o número de reinternamentos.

Garrete Correia, endocrinologista coordenador do Observatório Nacional da Diabetes refere que: “Verifica-se, não obstante o número de utentes com apenas um internamento se ter mantido constante ao longo dos últimos três anos, um aumento do número de utentes com reinternamentos.” Ainda sobre estes dados, José Manuel Boavida, diretor do Programa Nacional para a Diabetes, sublinha que isto é um indicador de que é importante o reforço do seguimento destes doentes e um maior cuidado com as altas médicas.

Estes internamentos comportam custos elevados para o Sistema Nacional de Saúde bem como a sobrelotação de vagas nos hospitais. Para diminuir o número quer de internamentos, quer de reinternamentos são necessárias intervenções eficazes no âmbito da prevenção de complicações e controlo da Diabetes. Só controlando fatores de risco e mantendo os valores de glicemia dentro dos limites aceitáveis é possível minorar os efeitos adversos da diabetes na visão, no aparelho circulatório e no sistema nervoso. 

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo