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Os benefícios do exercício físico

A prática de exercício físico de forma regular é uma questão de hábito. Muitas vezes aproveitamos a entrada de um novo ano para “prometer” que vamos praticar exercício físico de forma mais assídua. Pois bem, se este ano pretende começar vamos dar-lhe alguns bons motivos para praticar exercício físico de forma regular.

O exercício físico é muito útil, quer na prevenção da Diabetes tipo 2, quer na prevenção das complicações causadas pela Diabetes.

O exercício físico estimula a produção de insulina e o seu transporte para as células. Quando praticamos atividade física (moderada a intensa), os músculos precisam de energia. Assim, o pâncreas é estimulado a produzir insulina que vai permitir a entrada de glicose nas células musculares. Dessa forma a glicose é utilizada como energia pelos músculos, o que impede que se acumule no sangue. Uma maneira simples de comprovar isto é fazer uma medição de glicemia antes e após o exercício!

Além disto, praticar exercício físico trás grandes vantagens para a sua saúde! Melhora a saúde cardiovascular, diminui a pressão arterial, um dos principais fatores de risco cardiovascular, ajuda a perder e/ou manter o peso, melhora a autoconfiança e a qualidade do sono.

Uma das perguntas mais frequentes é “como começar?”.

Bem em primeiro lugar deve sempre ter orientação e aconselhamento médico, a prática de exercício deve ter em conta fatores como a idade, a condição física e o estado geral de saúde.

Em segundo lugar, não precisa de se tornar um atleta! Para tirar partido dos benefícios do exercício físico, são suficientes 150 minutos de atividade física moderada a intensa, por semana. No entanto, é importante referir que não é benéfico praticar, por exemplo, 150 minutos num só dia, este tempo deve ser repartido ao longo da semana.

Quando começar a praticar exercício, estipule objetivos realistas, lembre-se que mais vale começar devagar e manter do que começar com toda a força e desistir. À medida que a sua condição física for melhorando, vá aumentando a exigência dos treinos. Deve fazer avaliações periódicas com o seu médico.

Além dos ginásios, que são os locais mais procurados para a prática de exercício físico e têm a vantagem de ter profissionais competentes a acompanha-lo, existem outros tipos de atividades físicas que também trazem muitos benefícios para a saúde e que podem ser mais do seu agrado, damos como exemplo: andar de bicicleta, caminhar (mínimo de 30 minutos, preferencialmente em piso plano e regular), natação, passear o cão, jogos coletivos (futebol, andebol, entre outros).

O importante é que não seja sedentário, esforce-se por manter uma vida ativa, irá notar os benefícios na sua saúde.

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