noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Pâncreas artificial ganha prémio de invenção do ano em Inglaterra

Realizou-se em Birmingham a primeira edição do Gadget Show Live British Inventor of the Year. O concurso atribuiu o prémio a um equipamento que permite auxiliar as pessoas com Diabetes que necessitam de injeções diárias de insulina.

O projeto foi desenvolvido pela De Montfort University de Leicester em colaboração com o grupo de tecnologia médica Renfrew. Joan Taylor, professora de farmácia, é a responsável pelo equipamento e trabalha no projeto já há 20 anos.

O equipamento poderá ter um papel importante, sobretudo na Diabetes Tipo 1 que exige injeções diárias de insulina. O seu benefício passa não só pela redução da necessidade de injeções diárias, como também por uma melhor adequação das doses de insulina, permitindo um controlo mais adequado da Diabetes.

O equipamento é colocado no interior do corpo sem recurso a sistemas eletrónicos, o que diminui a probabilidade de rejeição.

O implante possui uma barreira constituída por um gel. Quando os níveis de glicose no sangue (glicemia) sobem, o gel torna-se líquido e permite a libertação de insulina do reservatório. Quando os níveis de glicemia normalizam, o gel volta a endurecer conservando a insulina no reservatório.

A pergunta que se impõe é - qual a durabilidade da insulina do reservatório? O reservatório teria que ser reabastecido a cada duas semanas, ainda assim, isto permitiria uma redução de até 4 injeções diárias.

No que diz respeito á chegada deste equipamento ao público, a autora do projeto estima que os ensaios clínicos comecem em 2016 e que os primeiros implantes sejam colocados pelo Sistema Nacional de Saúde Inglês dentro de 10 anos.

Além do prémio de invenção de ano, o projeto obteve um financiamento 1,2 milhões de euros por parte do Sistema Nacional de Saúde Inglês, do Fundo Lachesis, da Fundação Edith Murphy e de entidades privadas. No entanto, são necessários mais apoios para continuar o desenvolvimento do produto.

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo