noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Possibilidade de uma vacina para a Diabetes Tipo 1

A Diabetes tipo 1 afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este tipo de diabetes, ao contrário da Diabetes tipo 2, não é consequência de obesidade e maus hábitos de vida, mas sim de causas genéticas, sendo por isso diagnosticada, geralmente, em fases precoces da vida.

A base desta doença é o ataque do sistema imune às células do pâncreas que produzem insulina. A insulina é responsável pela regulação dos níveis de glicose no sangue.

As pessoas diagnosticadas com Diabetes tipo 1, passam a insulinodependentes, isto é, são obrigadas a fazer injeções diárias de insulina de modo a compensar o défice do pâncreas.

Surge agora no Reino Unido, na universidade de Cardiff um grupo de investigadores que está a estudar a possibilidade de uma vacina que tem como principal ação desacelerar os efeitos nefastos do sistema imune ao pâncreas, travando a progressão da Diabetes.

A provar-se que é eficaz, esta vacina poderá melhorar a qualidade de vida de milhões de diabéticos, evitando também as principais complicações associadas à diabetes como problemas cardíacos e circulatórios, nefropatia diabética, neuropatia diabética, entre outras.

Até este ponto da investigação o grupo provou que a vacina é segura. O próximo passo é testar a sua eficácia em Diabéticos tipo 1. Para tal passaram agora à fase de recrutamento de diabéticos tipo 1, adultos, com diagnóstico recente, isto é, sem doença avançada, que tenham iniciado terapêutica com insulina.

Este pode ser um grande passo na melhoria de qualidade de vida destes doentes. 

 

Fonte: Britânicos testam vacina contra a Diabetes tipo 1

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo