noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Press-release Portal da Diabetes.pt

Portal da Diabetes

Segundo relatório anual da diabetes (2011) 12,4% da população adulta portuguesa (20 aos 79 anos) são portadores de Diabetes sendo que, 7% destes doentes estão diagnosticados e 5,4% não ou seja, torna-se indispensável informar e educar a população para os perigos desta patologia.

Por outro lado, estudos recentes demonstram que a Internet cada vez mais influencia o comportamento dos utentes e suas respetivas decisões. As pesquisas sobre Saúde na Internet estão a aumentar e torna-se crucial garantir que a informação disponível é credível e isenta de interesses económicos. O Portal da Diabetes é um projeto que integra profissionais de diversas áreas de conhecimento, altamente qualificados, especializados na área da saúde e comunicação com o utente.

Para fazer frente a esta realidade, a Follow Reference (www.followreference.pt) , empresa de Investigação e Gestão de Conteúdos para o Sector da Saúde, vai lançar no dia 30 de Setembro o Portal da Diabetes – www.portaldadiabetes.pt .

Para Paulo Morais, responsável de Marketing e Comunicação do projeto, a Internet foi o canal escolhido por estar disponível “todos os dias, a qualquer hora e em qualquer lugar” contudo, não será o único canal utilizado. Paulo Morais reforça que “queremos chegar às pessoas, como tal, pretendemos estar onde as pessoas estão e isso vai muito para além da Internet. Comunicar Saúde é sempre um processo muito exigente e de grande responsabilidade, o contacto pessoal e a proximidade das pessoas é fundamental”.

O Portal da Diabetes coloca à disposição dos seus utilizadores três serviços gratuitos que visam contribuir para a qualidade de vida dos Diabéticos:

e- COMUNIDADE

O Portal da Diabetes investiga, produz e partilha conteúdo credível e referenciado para a comunidade com o intuito de informar e educar a população (diabética e não diabética).

Este projeto procura também integrar toda a comunidade (doentes, cuidadores, familiares, profissionais de saúde, associações, entidades do sector) promovendo a partilha de conhecimento e de experiências.

e-MONITORIZAÇÃO

O diabético ou o seu cuidador podem registar on-line os valores das medições diárias de glicose verificando facilmente e em qualquer lugar com acesso à Internet, se estes estão dentro dos valores normais. Sendo conveniente, podem também registar as unidades de insulinas administradas. Os dados introduzidos são confidenciais e visíveis apenas pelo próprio Diabético.

Este sistema permite imprimir gráficos mensais para análise individual ou para partilhar com o seu médico ou enfermeiro.

O objetivo é fazer com que o doente tenha um papel activo, responsável e consciente sobre o seu estado de saúde.

e-VIGILÂNCIA

O serviço de e-VIGILÂNCIA permite que o Diabético associe um profissional de saúde à sua área de e-MONITORIZAÇÃO.

Desta forma o Diabético pode partilhar em tempo real os valores das suas medições diárias de glicose com o profissional de saúde que o acompanha. Por consequência, o profissional de saúde pode enviar mensagens e observações em prol da Saúde do seu utente.

Para o profissional de Saúde, este serviço também será uma mais-valia visto que terá acesso a um “dash board”, com todos os seus doentes onde surgem indicadores de alerta (Verde - está tudo dentro da normalidade; Amarelo - é preciso estar atento; Vermelho - alguma coisa não está bem e é preciso agir).

Siga o Portal da Diabetes no Facebook - https://www.facebook.com/portaldadiabetes

 

Sobre a Follow Reference

A Follow Reference foi fundada em 2011 com o intuito de comunicar Saúde junto dos diversos públicos-alvo.
Na sua génese está a investigação e a gestão de conteúdos para o Sector da Saúde e tem como propósito garantir que o conteúdo disponível seja credível e isento de interesses económicos.

A Follow Reference integra profissionais de diversas áreas de conhecimento, altamente qualificados, especializados na área da saúde e comunicação com o utente.

Toda a informação disponível em www.followreference.pt

 

Contactos:

  • E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • +351 91 809 37 68 
  • +351 22 401 75 88

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo