noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Projeto Barómetro da Retinopatia Diabética

Projeto Barómetro da Retinopatia Diabética

A Federação Internacional de Diabetes (IDF), a Federação Internacional de Envelhecimento (IFA) e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) lançaram um novo projeto em colaboração com a Academia de Medicina de Nova Iorque (NYAM) para recolher informação sobre a retinopatia diabéticos em 42 países.

O Projeto Barómetro da Retinopatia Diabética é um estudo multinacional - e o primeiro no mundo - focado na retinopatia diabético e edema macular diabético. A retinopatia diabética é uma das complicações mais comuns da diabetes e uma das principais causas de cegueira nos adultos.

Os resultados deste estudo serão utilizados para informar os decisores localmente e globalmente. Do projeto resultará um relatório abrangente e um conjunto de recursos, incluindo um toolkit nacional, relacionado com a retinopatia diabética, edema macular diabético e cegueira.

Para a realização este estudo é necessário recolher informação nova e atualizada, através de questionários. Estes questionários demoram cerca de 20 a 30 minutos e estão disponíveis em Português. A participação é voluntária e as respostas serão anónimas.

Pretende-se a participação de pelo menos 30 profissionais de saúde nas mais variadas especialidades (Medicina Geral e Familiar, Especialistas em Oftalmologia, Especialistas em Diabetes, etc) e 70 pessoas com diabetes nas várias fases da progressão da doença (só diabetes, com retinopatia diabética, com edema macular diabético)

Questionário para Profissionais de Saúde

Questionário para Pessoas com Diabetes

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo