noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Ser jovem com Diabetes Tipo 1 na escola

A diabetes tipo 1 exige aos jovens adolescentes um cuidado diário que tem de ser realizado na escola. Medir os valores de glicemia ou administrar a insulina em frente aos colegas, professores e auxiliares pode criar constrangimentos nem sempre fáceis de ultrapassar.

É para acabar com obstáculos que podem pôr em causa a saúde destes adolescentes, que a APDP, no âmbito de um largo projeto denominado “Ter Diabetes tipo 1 na escola”, se desloca às escolas do 3º ciclo e do ensino secundário para dar uma aula diferente sobre diabetes. É um projeto de intervenção na comunidade escolar que conta com o apoio da Direção Geral da Saúde e de vários Municípios.

Ser jovem com Diabetes Tipo 1 na escola

Em Odivelas, numa sessão dirigida a alunos do 8º ano, lançam-se perguntas: “O que é a Diabetes?”, “Quem a tem?”, “É possível viver bem com diabetes?”; e explica-se quais as causas e os sintomas da diabetes, o que são canetas de insulina, quais os locais de administração de insulina, como reconhecer e tratar uma hipoglicemia, a contagem de hidratos de carbono, entre outros cuidados a ter.

A turma, já familiarizada com a problemática da diabetes, aprende assim a conhecer melhor o quotidiano da colega que tem diabetes tipo 1. Sabem agora que a colega precisa de administrar insulina e que é normal ter de se picar várias vezes ao dia. Sabem também que podem e devem ajudar se a sentirem em dificuldades, desde que não sejam intrusivos. Fica o aviso: “Olhar para a máquina de glicémia para ver os valores é como espreitar para a balança quando a minha mãe se está a pesar. Ela também não gosta.”, lembra um aluno.

Se no caso das crianças com diabetes tipo 1, a APDP desenvolve, há já muitos anos, projectos de capacitação dirigidos aos profissionais das escolas; no caso de adolescentes, jovens autónomos na gestão da sua diabetes, é fundamental criar condições para acabar com eventuais estigmas e discriminação no ambiente escolar.

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo