noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Gravidez e diabetes tipo 1

São poucas as mulheres com diabetes tipo 1 que procuram aconselhamento pré-concecional, apesar dos riscos inerentes na gravidez. Estudo da APDP foi conhecer os motivos.

A gravidez em mulheres com diabetes tipo 1 está associada a um aumento de complicações, quer para o bebé quer para a mãe. A importância dos cuidados pré-concecionais tem sido cada vez mais enfatizada nos últimos anos como um fator chave para um melhor prognóstico durante a gravidez e o parto. Estes cuidados ajudam a mulher a otimizar a compensação da diabetes, através de uma relação de suporte e empoderamento. No entanto a adesão a estes cuidados continua baixa, e poucos estudos têm como foco a integração destes cuidados de forma efetiva e adequada. É importante compreender as opiniões das mulheres para se implementar programas educacionais estruturados.

Com o objetivo de compreender as opiniões das mulheres com diabetes tipo 1 face aos cuidados pré-concecionais e para melhorar a sua adesão aos mesmos, a APDP e o King's College of London desenvolveram o estudo “Type 1 diabetes women’s views about preconception care: A qualitative study”, publicado este mês pela International Diabetes Nursing.

Segundo Ana Cristina Paiva, enfermeira da APDP e autora do estudo, os cuidados pré-concecionais estão frequentemente associados aos “medos das complicações para a mãe e o desejo de um bebé saudável, as exigências do tratamento, a escassez de informação e a desinformação”. Todas as entrevistadas consideram que a consulta de pré-conceção é uma mais-valia no planeamento da gravidez, no entanto com base nos dados recolhidos das entrevistas realizadas a mulheres com idades compreendidas entre os 24 e os 45 anos, acompanhadas na clínica da Associação, é importante que os profissionais de saúde adotem abordagens personalizadas, focadas no apoio e suporte à mulher que quer engravidar, ao mesmo tempo que promovem a autonomia na gestão da diabetes para obterem uma compensação de glicemia ótima para uma gravidez com risco igual ao da população em geral.

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo