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Exercício físico

Exercício Físico

Exercício Físico

O exercício é também uma forma eficaz de prevenir complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia.

O exercício é benéfico pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Se fizer controlo da glicemia antes e depois da prática de exercício vai facilmente perceber os seus benefícios.

A prática de exercício vai melhorar a sua condição cardiovascular geral.

Não precisa de se tornar um atleta! Pode optar por vários tipos de exercícios consoante a sua idade, gosto e condição física.

Pode começar por caminhadas diárias de 30 minutos em piso plano e regular. 

Se optar por exercícios de ginásio informe os profissionais que tem diabetes. Os exercícios mais benéficos devem ser de intensidade moderada e de longa duração (40 minutos-1 hora).

Benefícios do Exercício Físico

Quando faz exercício está a estimular o seu pâncreas a produzir insulina e, por outro lado, como está a exercitar os músculos, eles precisam de energia. Deste modo, também está a aumentar a utilização de glicose pelos músculos impedindo que esta se acumule no sangue e aumente a sua glicemia.

Para comprovar isto pode fazer um teste: faça a sua medição da glicemia antes e depois de fazer exercício e verifique a diferença!

Cuidados a ter para evitar HipoglicemiaSempre que pretende praticar exercício físico, especialmente se não está habituado, deve consultar o seu médico.

No caso das pessoas com Diabetes é importante ter cuidados para prevenir hipoglicemias.

O importante é que cada individuo saiba a quantidade e intensidade de exercício físico que pode praticar.

Para evitar hipoglicemias deve vigiar a sua glicemia antes e após da prática de exercício físico. É igualmente importante que não pratique exercício físico em jejum. 

 

Outras razões para fazer exercício

- Melhora a saúde cardiovascular;

- Fortalece os músculos das costas proporcionando um melhor suporte à sua coluna vertebral;

- Ativa a circulação. O exercício dilata os vasos sanguíneos fazendo com que chegue mais sangue a todo o corpo;

- Diminui a sua tensão arterial, que é um dos fatores que mais predispõe a complicações cardiovasculares graves;

- Ajuda na perda de peso,  o exercício físico, aliado a uma alimentação saudável, é a forma mais eficaz de perder peso;

- Melhora o humor e a auto confiança, durante o exercício são libertadas hormonas responsáveis pela sensação de bem estar. Vai sentir-se mais bem disposto e verá a qualidade do seu sono melhorar

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