ENGLISH VERSION
A APDP
Diabetes
Diabético
A Revista
Cursos
Culinária
Outros
Revista  

 
"Diabetes Viver em Equilíbrio" № 52:
Os meses de Verão assistiram ao desenvolvimento e à expansão do vírus do momento, o da gripe A. O País mostrou sinais de nervosismo, os portugueses começaram a temer o pior, uma nova epidemia mortífera, na senda das que os nossos antepassados viveram noutros tempos, noutras realidades, noutros mundos.
 

APDP
Rua do Salitre 118-120
1250-203 Lisboa
telf: 21 381 61 00
fax: 21385 93 71
diabetes@apdp.pt

Factos sobre a Diabetes

Factos sobre a Diabetes

Actividade diária diminui o risco de tensão arterial elevada
Um estudo japonês, que analisou cerca de 2500 homens japoneses entre os 35 e os 39 anos de idade durante 7 anos, revelou que actividades tão simples como lavar a loiça, subir ou descer escadas, pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Aqueles 2500 homens, que no início do estudo tinham a tensão arterial normal e não sofriam de qualquer tipo de doença cardíaca trabalhavam como executivos numa das maiores empresas de construção.

Durante 7 anos, a tensão foi controlada anualmente; na segunda parte do estudo, uma lista de actividades com uma estimativa de tempo gasto em cada uma foi-lhes entregue. Desta lista constavam actividades tão díspares como dormir, descansar, falar, comer, estar de pé, conduzir, vestir e andar (devagar a apressadamente). Subir e descer escadas, jardinagem e andar de bicicleta estavam em categorias separadas.

A hipertensão arterial foi diagnosticada em 1079 homens ao longo dos 7 anos. Os homens fisicamente inactivos eram os que tinham maiores riscos de vir a desenvolver pressão arterial elevada, para além de serem aqueles que tinham também uma tensão arterial mais elevada (t.a.e.) ao início do estudo.

O risco de t.a.e. diminui à medida que a actividade diária aumenta, independentemente dos indivíduos terem começado o estudo com uma pressão arterial baixa, normal ou elevada.

Estes resultados, mantiveram-se mesmo tendo em conta outros factores de risco como serem fumadores, a idade, o álcool, índice de massa corporal, ou história familiar de hipertensão.

Nakanishi, N.Archives of Internal Medicine, Jan.24, 2005;vol.165:pp 214-220


Controlo da tensão arterial em idosos aumenta o fluxo sanguíneo ao cérebro


Muitos médicos são relutantes em diminuir a tensão nos idosos para os níveis recomendados porque acreditam que tal reduzirá o fluxo sanguíneo ao cérebro em carótidas mais rígidas e estreitadas.

No entanto após um estudo de seis meses com doentes com idade igual ou superior a 65 anos, divididos em 3 grupos diferentes, os médicos concluíram que quando submeteram o grupo com hipertensão não controlada (mais de 160mm Hg no inicio do estudo) a um tratamento agressivo, houve um aumento significativo da velocidade do fluxo cerebral e da distensibilidade carotídea por doppler. Tal não sucedeu nos outros dois grupos (normotensos e hipertensos controlados) que foram submetidos a mera observação.

Em conclusão, 6 meses de terapêutica anti-hipertensiva, melhora o fluxo sanguíneo cerebral e reduz a rigidez carotídea.

Hypertension 2005;45:216-221

Possibilidade de riscos acrescidos durante a gravidez para as mulheres com diabetes tipo2


Novos estudos indicam que mulheres com diabetes tipo2 têm riscos acrescidos de uma gravidez problemática comparativamente a mulheres com diabetes tipo1 ou à população em geral. Estes estudos foram conduzidos no período de 1996 a 2001 e comparados com estudos feitos durante 1980 e 1992.

Concluiu-se que as mulheres com diabetes tipo2 tinham um risco 4 vezes maior de morte perinatal do que mulheres com diabetes tipo 1 e 9 vezes superior à população em geral.

Um nível elevado de HBA1 na admissão assim como a presença de diabetes tipo2 foram identificados como factores independentes de efeitos adversos sobre o feto.

Comparações entre os dois grupos de pessoas com Diabetes do tipo 2 revelaram que estes riscos têm vindo a aumentar na última década.Source: Diabetes Care 2005;28:323-328


Não tomar o pequeno-almoço pode levar a um aumento de peso e aumentar o risco de doenças cardíacas


Não tomar o pequeno-almoço pode ter como consequência um aumento dos ataques cardíacos, e a longo prazo, um aumento de peso.

Um pequeno estudo recente concluiu que 10 mulheres saudáveis que não tomavam pequeno-almoço durante mais de 2 semanas, não só comem mais durante o resto do dia, como desenvolvem maiores níveis de LDL (mau colesterol) tendo também menor sensibilidade à insulina do que as mulheres que tomam o pequeno-almoço todos os dias.

Estes são factores de risco que podem levar ao aparecimento de doenças cardíacas a longo prazo. No que respeita ao peso, esse não sofreu mudanças significativas durante este estudo de 2 semanas, mas os investigadores acreditam que a prolongar-se esta situação, poderá haver um aumento de peso.

Source: Farshchi, H./American Journal of Clinical Nutrition/, February 2005; vol 81 388-396


Novas recomendações dão mais importância à auto-medição da pressão arterial


A American Heart Association actualizou as recomendações de medição de tensão arterial (TA) dando especial atenção à medição no domicílio.

Esta actualização era necessária já que as auto-medições no domicílio e através de sistemas ambulatórios se tornaram frequentes, fruto da existência de aparelhos electrónicos a preços cada vez mais acessíveis e constituem uma forma conveniente de monitorizar a pressão arterial durante longos períodos. Isso poderá aumentar a adesão terapêutica e a prevenção dos eventos cardiovasculares.

É recomendado aos doentes que tragam os seus aparelhos ao consultório médico para que haja a certeza de que este esteja a dar as leituras correctas.

A auto-medição pode ser de grande interesse para casos de hipertensão da bata branca, onde os níveis de TA podem tornar-se mais elevados na presença de pessoal técnico. Também poderá ser útil em casos de hipertensão oculta. Estes doentes têm uma tensão que é normal num consultório médico e que se torna alta no dia-a-dia.

(source : Hypertension 2005)


Consumo de ovos não prejudica a função endotelial


Devido ao alto teor em colesterol dos ovos, é geralmente aconselhado limitar o seu consumo de forma a reduzir o risco cardiovascular (CV). No entanto, novos dados sugerem que o colesterol da alimentação tem menos impacto em termos de risco do que as gorduras saturadas.
Foi efectuado um estudo em 49 adultos saudáveis que avaliou o efeito do consumo de ovos e de aveia na função endotelial. Esta avaliação foi efectuada através da medição da dilatação mediada pelo fluxo das artérias braquiais (DMF).

Nos dois grupos a DMF não foi significativamente diferente. A ingestão de ovos não contribuiu para um aumento dos níveis totais do colesterol ou da LDL do colesterol, mas o consumo de aveia reduziu significativamente os níveis dos dois…

Em pessoas que já tenham hiperlipidemia, um grupo de risco acrescido para disfunção endotelial, as coisas poderão passar-se de forma diferente.

Novos estudos foram iniciados para determinar se os resultados deste estudo se podem aplicar também a este grupo.

Site optimizado para resolução de 1024 x 768 - desenvolvido pelo departamento de multimedia da   Querie
foram iniciados para determinar se os resultados deste estudo se podem aplicar também a este grupo.

Site optimizado para resolução de 1024 x 768 - desenvolvido pelo departamento de multimedia da   Querie