noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Alimentação em tempos de crise

Quem disse que comer bem sai caro?

Se atribuirmos ao conceito “comer bem” o sentido de “comer saudável”, é bem possível conseguirmos orientar as escolhas de forma a conciliar o orçamento mensal destinado à alimentação com o plano de austeridade de que nos fartamos de ouvir falar.

Seguem-se algumas dicas:

- Tome o pequeno-almoço em casa

Começando pela primeira refeição do dia, o pequeno-almoço, já estamos a poupar. Hoje em dia, muitas pessoas optam, por uma questão de tempo e talvez preguiça, por tomar o pequeno-almoço fora de casa, num café, numa pastelaria, no emprego. Mesmo que resista à tentação do bolo, um típico pequeno-almoço constituído por leite e pão com manteiga fora de casa pode chegar a custar 4 vezes mais do que se for feito em casa.

- Leve a marmita para o trabalho

Segundo os princípios de uma alimentação saudável, esta deve ser fraccionada em cerca de 5 a 7 refeições de forma a evitar intervalos entre elas superiores a 3 horas. Se em vez de ir ao bar, ao café ou à máquina de vending para fazer os snacks a meio da manhã e a meio da tarde, levar estas pequenas refeições preparadas de casa pode fazer com que poupe até 3 vezes o seu valor. Mais uma vez, para além de poupar em euros, poupa também em calorias, uma vez que pode substituir o refrigerante e o bolo ou o salgado – ricos em açúcar e gordura - por uma fruta ou um iogurte e pão ou bolachas.

Quanto ao almoço, por que não contar com mais um prato para o jantar e levar no dia seguinte para o almoço? Consegue ter uma refeição mais completa (sopa, prato e fruta), muito mais equilibrada do ponto de vista nutricional, que vai, com certeza, mais facilmente de encontro aos seus gostos e preferências alimentares e que pode sair a um terço do preço. 

- Coma apenas a quantidade necessária de carne e peixe

A  quantidade média necessária para um adulto é de 100-120g de carne/peixe em cada uma das refeições principais. Se mesmo assim pensa que 200g de carne ao almoço e ao jantar não é muito, não esqueça que para além da carne e do peixe existem outras fontes proteicas importantes, completas  ou de alto valor biológico, como os ovos e lacticínios, também consumidos diariamente. Mais ainda, as leguminosas como o feijão, o grão, as ervilhas, as favas e a soja – fontes de proteína vegetal, hidratos de carbono e fibras - são uma económica e excelente alternativa ou complemento à carne, peixe e ovo, devendo aparecer mais vezes na ementa semanal.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

Ana Raimundo Cristo Costa

Departamento de Nutrição da APDP

Licenciatura em Dietética

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Artigos de Ana Raimundo Cristo Costa

Destaques

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo