noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Refeições em restaurantes - Estratégias de defesa

Quando se fazem refeições em restaurantes, há algumas estratégias que ajudam todas as pessoas a ter uma alimentação mais saudável:

Antes de chegar ao restaurante, já começa a fazer opções, assegurando-se que não chega ao restaurante com muita fome. Coma uma ou duas bolachas antes de chegar e assim será mais fácil resistir às gorduras e ao sal dos queijos, azeitonas e manteigas da “entrada”. 

É na altura de fazer o pedido, que vai decidir a qualidade da sua refeição, pois pode escolher alimentos mais saudáveis! Lembre-se que se não tiver alguns alimentos na sua travessa ou no seu prato, é impossível sentir-se tentado a comê-los…

No caso de dúvida pergunte como é constituído o prato.

- tente optar mais vezes por peixe

- pode pedir para trocar as batatas fritas por batata cozida, assada ou arroz

- pode assegurar-se que a salada ou os legumes vão estar presentes para complementar o acompanhamento

- no caso de uma refeição que contenha enchidos – como o Cozido à Portuguesa – pode pedir uma ou duas rodelas do seu enchido preferido e carnes mais magras

Se quiser comer algo antes, peça uma salada.

No caso de pedir uma sopa, opte por reduzir depois a quantidade de alimentos ricos em hidratos de carbono do prato (como as batatas ou o arroz) porque no restaurante a sopa contém sempre bastante quantidade de batata.

- Comer mais por menos dinheiro pode ser vantajoso para a carteira, mas de certeza que o não é para a saúde. Lembre-se que os alimentos se armazenam na despensa ou no frigorífico…não no estômago…

- rodízios, buffets, - predispõem sempre a ingerir maiores quantidades. Em caso de festas animadas, evite participar em “concursos de enchimento gástrico”.

- restaurantes que contêm menus com doses grandes de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal – veja se pode trocar os produtos alimentares que compõem o menu por outros mais  saudáveis, ou se pode pedi-los sem sal.

- Opte por meias doses ou pratos. Escolher restaurantes com doses maiores, só lhe trará alguma vantagem, se estiver a pensar dividir a dose com alguém; pedir para acondicionar o que restou da dose, para levar.

Para beber:

 - A água é sem dúvida a melhor bebida. Evite os refrigerantes, porque contêm demasiada quantidade de açúcar. Pode optar por um refrigerante “light – sem açúcar – ou um de frutos que contenha apenas adoçante e a frutose correspondente aos frutos.

- Se optar por bebidas alcoólicas, lembre-se que um copo de cerveja tem metade da quantidade de álcool que um copo de vinho.

- Se a comida não for do seu agrado, se estiver muito salgada, ou se pediu carne ou peixe grelhados e lhe apresentam algo queimado, recuse. Não é obrigado a pagar uma refeição que não pediu.

Se quiser uma sobremesa doce:

- reduza previamente o total de batatas/arroz/massas do prato, ingerindo mais salada ou legumes, para, juntamente com a sobremesa, não acumular demasiados hidratos de carbono nessa refeição; 

- pela mesma razão, tente reduzir também previamente a gordura dessa refeição;

- se só decidiu que quer uma sobremesa depois da refeição - tente dividi-la com alguém.

Destaques

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo