noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Sugestões para a quadra natalícia

A época que estamos a atravessar é caracterizada por almoços e jantares com a família, alguns presentes, uma magia natalícia e uma agitação inerentes à quadra e também uma ementa característica com alguns fritos e doces – que fazem parte da "festa" e devem continuar a fazer!

As pessoas com diabetes devem – como toda a família – usufruir desta época especial com igual descontração e intensidade, tendo alguns cuidados que podem ensinar a toda a família.

Aliás uma sugestão para os familiares é, em lugar de fiscalizarem aquilo que as pessoas  com diabetes vão ingerindo, é aprenderem estratégias (úteis para todos) para compensar alguns excessos de gordura e de açúcar, que normalmente se cometem nestas alturas.

 

- Para compensar a ingestão de doces "extra"

Já vai felizmente sendo do senso comum, que numa refeição em que exista uma sobremesa doce, convém reduzir na mesma refeição os outros alimentos com hidratos de carbono, podendo optar por ingerir a carne ou peixe só com legumes ou salada.

Trocar refrigerantes ou sumos açucarados por chás frios de frutos ou ervas caseiros, será uma opção mais saudável para toda a família.

 

- Para compensar a ingestão de gordura "extra"

É importante ter ainda mais cuidado na remoção das gorduras visíveis das carnes e evitar a batata frita como acompanhamento.

Mesmo sendo o azeite uma gordura excelente, para não aumentar demasiado o aporte deste nutriente, convém reduzir o "comprimento do fiozinho" de azeite, com que se tempera por exemplo o delicioso bacalhau da consoada.

Evitar trazer para a mesa outros alimentos ricos em gordura, que não sejam típicos da época, como queijos gordos, patés, enchidos, também se torna uma boa ajuda... 

- Levante-se da mesa no fim da refeição! Se passar o dia quase todo sentado à mesa a conversar com a família, não conseguirá resistir às tentações em formato de sonhos ou filhoses que estão à sua frente... e a tendência será ir petiscando ao longo do dia com mais frequência.

 

Boas festas!

 

Fontes: APDP

Destaques

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo