noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Vigilância da Glicemia

Para saber se a diabetes está controlada é importante fazer a medição dos valores de açúcar no sangue, a que se dá o nome de glicemia.

Ao fazer esta avaliação, a pessoa com diabetes pode verificar o efeito que as refeições ou a actividade física têm nos seus níveis de açúcar no sangue. Interpretando os valores de glicemia, tentando perceber porque é que surgiu um valor mais alto ou mais baixo, para compreender melhor como funciona o seu organismo, e tirar algumas conclusões.

Quando a interpretação dos valores de glicemia é feita em conjunto com a equipa de saúde, percebe-se se a terapêutica precisa de ser alterada ou não, de forma a que seja o mais possível ajustada às necessidades da pessoa, optimizando assim o controlo da diabetes.

Fazer um teste diariamente em jejum ou de vez em quando, pode não ser suficiente para vigiar o controlo da diabetes. Após 8 ou 9 horas a dormir, sem ingerir alimentos, as glicemias estão de certeza muito diferentes do que estarão 2 horas após uma refeição, por isso a pessoa ficará com uma ideia mais completa se vigiar a glicemia noutras alturas do dia.

A frequência com que devem ser feitas as pesquisas de glicemia deve ser adaptada ao tipo de diabetes, à terapêutica, à idade e às capacidades da pessoa, mas também pode variar com as alterações no estilo de vida -  fatores relacionados com a alimentação, atividade física ou até horários de trabalho. Por isso é importante cada pessoa informar-se com a equipa de saúde quais os seus objetivos específicos relativamente aos valores de glicemia e combinar qual a frequência com que poderá fazer os testes.

 

Contribua também desta forma para manter a sua diabetes bem controlada - não deixe de saber como estão as suas glicemias.

Lembre-se que uma das razões mais importantes para fazer a vigilância da glicemia é conhecer-se melhor e interpretar de uma forma mais completa as respostas do seu organismo.

Já agora, não se esqueça, que os registos de glicemia, são uma excelente ajuda para que os profissionais de saúde possam tirar conclusões sobre a eficácia da terapêutica que está a fazer.

Trabalhando em equipa, vamos mais longe!

Fontes: APDP

Destaques

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo