noticias revista apdp  apdp tv
 
 
 Telf: +351 21 381 61 00  Email: diabetes@apdp.pt

Projeto D2fit

Venha fazer exercício connosco

O exercício físico deve estar integrado no dia-a-dia de uma pessoa com diabetes, constituindo-se como um importante coadjuvante no controlo desta doença.

O projeto D2fit foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a eficácia de diferentes tipos de exercício em várias biomarcadores e na qualidade de vida de pessoas com diabetes tipo 2. Este projeto decorre de uma parceria entre a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Faculdade de Medicina (FM) e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH).

Envolve 105 participantes, distribuídos de forma aleatória em 3 grupos. Um grupo será submetido a um programa multicomponente envolvendo trabalho de força e exercício contínuo de intensidade moderada, outro grupo será submetido também a um programa multicomponente envolvendo trabalho de força e exercício intervalado de alta intensidade e outro grupo servirá de controlo e será envolvido num processo de aconselhamento para fazer algum exercício diário não formal. Os programas de exercício dos dois primeiros grupos decorrerão no ginásio da Escola da Diabetes.. Todos os grupos terão acompanhamento profissional especializado e personalizado. O projeto terá a duração 1 ano, envolve um conjunto extenso de avaliações clínicas e laboratoriais no início e no final, as quais comportam informação relevante acerca da saúde. A participação é gratuita. 

 

A quem se dirige?

Poderão participar no Projeto D2fit as pessoas que: tenham diabetes tipo 2 há 5 ou menos anos; que não façam uso de insulina; que não tenham limitações motoras; e que não tenham complicações próprias da diabetes (ex.: problemas cardiovasculares).

 

Como participar?

Para participar neste projeto basta telefonar para o número 914555500 e fazer a sua inscrição.

Destaques

Diabetes Factos e Números

Apoie  a APDP e faça um donativo